Por que investir?
Para um grande consumidor de energia, o principal motivo para a implantação de uma gestão energética eficiente é, sem dúvida alguma, a economia de recursos financeiros.
Fatores como os altos níveis de despesas com energia, a concentração de consumo em alguns equipamentos mais significativos nos processos e as diversas possibilidades de contratação oferecidas pela regulamentação, fazem com que o retorno financeiro dos investimentos em gestão energética seja atingido em períodos bastante curtos.
Além do fator financeiro, as práticas de gestão energética se mostram ecologicamente corretas e seus efeitos secundários são altamente benéficos.
A utilização mais eficiente e consciente dos recursos naturais, entre eles a energia elétrica, proporciona não somente os ganhos financeiros diretos, mas também contribui para o desenvolvimento de uma cultura de racionalização do emprego de recursos na empresa, o que alavanca ganhos indiretos e se reflete em maior competitividade.
A disseminação da cultura do uso eficiente da energia é uma poderosa ferramenta de sustentabilidade na organização, na medida em que a busca da eficiência passa a ser inserida nas atividades de cada colaborador, elevando os padrões individuais e coletivos de responsabilidade ambiental.